terça-feira, 2 de outubro de 2012

Subaru WRX sonorizado e envelopado!


TECNOLOGIA EMBARCADA – Jovem paulista investe pesado em tecnologia para, enfim, Ter uma extensão de seu celular iPhone 4S na caranga!

subaru-wrx-verde-kawasaki-fosco-som-fullpower-119-13
Os sistemas de som automotivos, na maioria das vezes, são definidos de acordo com o perfil do usuário. Um cara “da balada”, por exemplo, opta por um sistema extraordinariamente potente, para detonar as estruturas de tudo e de todos. Já um apreciador de qualidade vai investir o que tiver em módulos e alto-falantes ultrasensíveis para obter o máximo de qualidade. Entre esses dois mundos, podemos destacar o ávido por tecnologia, sempre antenado no que há de mais high-tech no mercado. Wagner Bertolini Jr., dono desse Subaru Impreza WRX 2011, entra no último perfil e nos revela um pouco sobre seu “gosto musical”.
Especialista em desenvolvimento de software, ele “respira” tecnologia e, obviamente, o sistema de som de seu carro é uma vitrine de novidades. Segundo Wagner, todos os equipamentos foram adquiridos nos EUA, durante uma viagem a passeio. “No site americano da Pioneer, consegui uma prévia do que compraria para o meu carro, batizado de ‘Estágio 3’. Apenas substituí a unidade principal pelo AppRadio, compatível com iPhone 4”, conta Wagner. Bom, se você acha que o tal player é mais um aparelho que reproduz arquivos de iPod, acomode-se na cadeira e acompanhe o seu poderio!
subaru-wrx-verde-kawasaki-fosco-som-fullpower-119-9
Moldado para iPhone (ou iPod Touch), a central multimídia comanda todas as funções do equipamento móvel e interage com diversos aplicativos Apple — tocando diretamente no monitor. Sistemas de navegação GPS, acelerômetro, rádio on-line, fotos, vídeos, agenda, compromissos… Todas as funções de iPhone/iPod Touch, assim como aplicativos, são operados na tela da unidade principal, usando e abusando da internet 3G (é mole ou quer mais?).
Outra possibilidade do player é a atualização de versão: a Pioneer disponibiliza um “plus” no site, você baixa, salva em um cartão e descarrega no AppRadio, alimentando-o de novidades! “Eu comprei um iPhone 4S com 64 GB de capacidade. Filmes, shows, músicas, fotos… Tudo o que eu tenho, agora, compartilho no painel do meu carro”, conta Wagner.
Bom, além dessa enorme tecnologia no painel do Subaru, adquirido por cerca de R$ 700 (lá, sem impostos), um batalhão de falantes viajou na mala de Wagner. A começar pelas portas dianteiras, com kit duas vias montado nos locais originais. Tweeters, por exemplo, dão um verdadeiro show de palco sonoro, somando à tecnologia muita qualidade de áudio.
subaru-wrx-verde-kawasaki-fosco-som-fullpower-119-10
Nas portas traseiras, seguindo o perfil de instalação (tudo feito pela paulistana Krocokar), falantes coaxiais de 6,5” tomaram as posições dos falantes de fábrica e fecharam o envolvimento de estéreo no interior do sedã. “O som ficou muito bom. Acredito que fiz uma ótima escolha de componentes, mesmo sendo um estágio abaixo da linha top da Pioneer”, afirma o dono.
Enquanto um amplificador de quatro canais, posicionado sob o banco do passageiro, alimenta os falantes das portas, um mono, embaixo do motorista, envia sinal ao subwoofer. “Essa combinação ficou animal. Quando escuto um som mais arrojado, o Subaru estremece inteiro”, comemora o dono do carro.
Ao abrir o porta-malas, entretanto, a impressão é a de que os graves “brotam” do assoalho. Isso porque, uma caixa selada ultradiscresta, com direito a tampa para o falante, passa praticamente despercebida no habitáculo. “Pedi aos profissionais que poupassem ao máximo a área do compartimento, pois utilizo o carro diariamente e preciso de espaço, principalmente para as compras de mercado”, relata Wagner. A caixa, nesse caso, foi construída no lugar de uma estrutura de isopor, muito comum nos veículos Subaru, e dispõe de 35 litros internos.
Mesmo um tanto forte e tecnológico, o sistema de som do Subaru tem aspecto clean, contrário do que Wagner preparou para a estética do carro… “Sou fã do game Need For Speed, principalmente quando se trata do visual das carangas. Assim que comprei o Subaru, ideias mirabolantes entraram na minha cabeça e eu parti para cima da personalização”, conta.
subaru-wrx-verde-kawasaki-fosco-som-fullpower-119-6
Aproveitando a onda do envelopamento, ele estacionou seu WRX na empresa Foscomania e investiu no impensável: cobrir a carroceria com adesivo verde fosco! “Apesar da cor chamativa, pedi um serviço limpo, sem muitas frescuras, como flames ou dragões estampados na lataria”, explica Wagner, referindo a alguns detalhes feitos nos bólidos do jogo de corrida.
Prontamente atendido por Marcelo Alves, proprietário da Foscomania, ele ganhou um verde “Kawasaki Ninja” sobre a lata em poucos dias. “É difícil optarem por esse acabamento. Tanto que precisei correr atrás do material”, brinca Marcelo.
subaru-wrx-verde-kawasaki-fosco-som-fullpower-119
Ele, no entanto, faz questão de ressaltar a principal função do acessório: “muitas pessoas acham que o adesivo é apenas um item de personalização, quando na verdade seu principal objetivo é o de proteger a pintura original do carro”.
Wagner, portanto, agora tem um carro altamente tecnológico e, de quebra, “blindado” quanto às ações do tempo.

Um comentário: